Como replantar uma planta em 5 etapas simples

Como replantar uma planta em 5 etapas simples
Foto: Unsplash

A menos que você prefira decorar seu espaço com plantas falsas de aparência naturalista em vez de cuidar das reais, aprender a replantar uma planta é a chave para manter a saúde das plantas domésticas e dos jardins externos de uma estação para a outra.

A planta de casa jovens tende a crescer mais do que o seu recipiente a cada seis a 12 meses, enquanto as plantas mais velhas se beneficiam de serem repotenciadas a cada poucos anos.

O melhor método para regar samambaias
Quando plantar hortênsias, segundo especialistas
Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa

Os jardins de contêineres ao ar livre também se beneficiam do replantio para refrescar o solo e fornecer espaço para expandir as raízes. Esteja você cultivando monstera ou mandevilla, uma planta de jade ou um limoeiro, aprender a replantar uma planta o ajudará a manter seus amigos verdes com a melhor aparência.

O que você precisará:

  • 1 pote (de preferência um que seja cerca de 2 polegadas maior que o recipiente atual da planta)
  • Tesoura afiada ou tesoura de poda
  • Faca ou espátula plana
  • Terra para vasos com perlita

Como replantar sua planta

Selecione seu recipente

Para permitir o crescimento da planta, selecione um novo recipiente que seja 1 a 2 polegadas maior do que o vaso em que sua planta está atualmente. Os vasos devem ter orifícios de drenagem no fundo para permitir que o excesso de água escorra para fora do vaso, caso contrário, as raízes podem sufocar e desenvolver doença. Se o recipiente que você deseja usar não tiver orifícios de drenagem, faça vários orifícios com cerca de ½ polegada de diâmetro.

Ao selecionar recipientes, evite aberturas estreitas – elas dificultarão o envasamento das plantas e limitarão a evaporação da água do solo, o que pode causar problemas de pragas. Por fim, se você planeja deixar um contêiner ao ar livre durante o inverno, selecione um material que resista aos elementos, como fibra de vidro ou pedra. Os potes de terracota se contraem e se expandem conforme congelam e descongelam, tornando-os propensos a rachaduras.

Compre o solo certo

O sucesso de um vaso de plantas está enraizado, literalmente, em solo saudável. Assim como na seleção do recipiente, a consideração mais importante é a drenagem. Você já notou pequenas bolas brancas na terra para vasos? Esta é a perlita, um tipo de rocha vulcânica usada para melhorar a aeração, retenção de água e drenagem de misturas de envasamento. Pode parecer contraditório querer uma boa drenagem e retenção hídrica.

Há um equilíbrio delicado a ser mantido aqui: deixar o excesso de água escorrer pela mistura do solo enquanto retém umidade suficiente para as plantas. A perlita e materiais similares ajudam a manter esse equilíbrio. Você pode comprar solo para vasos pré-misturado contendo perlita ou misturar o seu próprio com partes iguais de areia, solo argiloso de jardim e perlita.

Para recipientes ao ar livre, o composto é um excelente meio – é solto, rico e tem alto teor de matéria orgânica. Você também pode misturar um fertilizante de liberação lenta no solo (muitas misturas prontas já contêm fertilizante).

Remova sua planta do vaso

Depois de selecionar um recipiente e preparar o solo para vasos, é hora de calçar um par de luvas de jardinagem e remover a planta do recipiente. Plantas com raízes podem ser muito confortáveis ​​em seus vasos. Se a planta estiver em um recipiente de plástico, aperte as laterais do vaso para soltar o solo. Você também pode cortar a lateral de um vaso de plástico com uma tesoura ou tesoura de poda.

Para remover uma planta de um vaso de terracota ou de cerâmica, deslize uma faca ou espátula ao longo da parede interna do recipiente para ajudar a soltar a planta. Em seguida, incline a planta para o lado e sacuda-a do vaso. Evite puxar os caules da planta, pois eles podem quebrar. Em vez disso, continue trabalhando o solo solto com uma faca ou espátula até poder deslizar cuidadosamente a planta para fora.

Solte a bola de raiz

Uma planta que cresce no mesmo vaso por muito tempo provavelmente terá raízes ao redor do vaso. Mesmo as plantas que você acabou de comprar no centro de jardinagem podem ter raízes circulares. Antes de replantar a planta, queremos soltar a raiz. Trabalhe os dedos no solo e entre as raízes, começando na parte inferior da planta. Trabalhe as raízes de suas bobinas e espalhe-as. Algumas das raízes podem quebrar no processo – não se preocupe. A planta ficará muito melhor com as raízes espalhadas, mesmo que você quebre algumas.

Coloque sua planta no novo pote

Soltadas as raízes, é hora de colocar a planta em seu novo lar. Encha o terço inferior do recipiente com a mistura do solo e coloque a planta no vaso. Nosso objetivo é colocar a planta alta o suficiente para que a copa da planta (onde os caules emergem das raízes) fique cerca de 1,5 cm abaixo do topo do vaso. Adicione ou remova o solo abaixo da bola de raiz até atingir a altura adequada.

Agora você pode preencher as raízes com terra enquanto mantém a planta no lugar. Empurre suavemente o solo para baixo enquanto trabalha para preencher os espaços entre as raízes. Você também pode bater com o vaso na mesa enquanto trabalha para assentar suavemente o solo. Encha o recipiente até cerca de 1,5 cm

abaixo do topo. Certifique-se de regar as plantas imediatamente. As plantas ficam um pouco estressadas após o replantio e queremos garantir que tenham bastante água disponível.

Fonte: RealSimple

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top